Aprenda dicas valiosas de especialistas da área nutricional para manter o peso sem sacrificar a saúde nessa estação.
O tempinho frio vem sempre acompanhado de um pouco mais de preguiça, daquela vontade de ficar minutos a mais debaixo do edredom e de comer pratos quentes e deliciosos, não é?
Afinal, a salada super in no verão, não está entre as nossas principais escolhas alimentares do inverno.
Sabe porque a vontade de comer alimentos mais substanciosos aumenta?
Por que nessa estação o corpo gasta mais energia do que o natural, são aproximadamente 10% a mais.
Funciona assim: a temperatura do corpo cai por conta do tempo frio, para equilibrar os termômetros corporais, o organismo trabalha mais para produzir calor.
Então será que isso nos dá direito de comer mais delícias e não correr o risco de sair do peso ideal?
Segundo especialistas a resposta é sim! Isso mesmo, pode comemorar e para de se preocupar com a apetite que é evidenciado nessa época, pois é totalmente natural e aceitável. Com moderação e escolhas assertivas, podemos exceder os limites comuns e mesmo assim continuar esbanjando saúde.
Na hora de comer, a regra básica é escolher alimentos que dão mais saciedade e que, ao mesmo tempo, também conseguem suprir as necessidades do nosso organismo.
# Faça substituições inteligentes
O nutricionista funcional, Fabio Bicalho, reafirma a importância de boas escolhas e substituições inteligentes. Se a vontade de atacar aquele prato delicioso de macarrão estiver grande, prefira a massa integral. Além de oferecer mais saciedade, é rica em fibras e muito mais saudável que a comum. Se jogue em sopas feitas com legumes e se delicie com o fondue regado à muitas frutas.
# Vontade louca de comer doces
Ahhh e a vontade louca de comer doces? Parece que ela vem com tudo e nos ataca de repente. É até difícil resistir as tentações, mas resista. Pois quanto mais doces ingerirmos, mais chances temos de ficar dias na cama acometidos por alguma doença. As guloseimas têm o terrível poder de baixar a imunidade do organismo, esse é um bom motivo para resistir à elas.
# Alimentação balanceada
Mantenha a saúde em dia com uma alimentação balanceada, regada à muitas verduras, legumes, frutas, carnes magras, de preferência branca, carboidratos e água. Dessa forma, você pode evitar problemas de saúde provindos da época, afirma a endocrinologista Alessandra Casagrande.
# Alimente-se a cada três horas
A regrinha de se alimentar de forma saudável a cada três horas continua em alta! Aproveite para incluir alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, são eles: frutas cítricas, gengibre, e a dupla imbatível, alho e cebola.
# Regimes e dietas intensas
O tempinho de temperaturas mais baixas, também faz aparecer sintomas indesejados decorrentes de infecções de garganta, gripe e crises alérgicas, por exemplo. Isso porque a mudança de clima faz com que nosso organismo se torne mais propenso à infecções. Para fugir de doenças, é imprescindível que você não faça regimes e dietas intensas. Não é hora para isso!
# Cuidado com as sopas!
Outra escolha que pode ajudar muito no frio, são as sopas, no entanto, é preciso ter cuidado e bom senso! Sopa de verduras, sem carnes gordas, sem bacon, sem queijo, sem óleos, sem cremes diversos, sem batata, sem macarrão e sem mandioquinha são sim, boas opções para aquecer o corpo e se alimentar de forma leve, fora isso, evite! Escolha, assim como os outros alimentos, fazê-la em casa, em vez de consumir as de pacotinhos. Compre os legumes e faça uma sopinha que vai esquentar e deixar você saudável. Não coloque massa! Batata até você pode colocar para deixá-la mais consistente, mas nada de colocar muita, hein? É uma sopa de legumes! Ela ficará colorida e saborosa se você souber usar os temperos corretos.
# Pão de queijo pode!
O pão de queijo quentinho pode sim, ser saboroso e ao mesmo tempo saudável. Faça em casa em vez de comprar pronto! Escolha queijos mais saudáveis, como a ricota, que deixará o pãozinho saboroso, mas saudável. E a tal da pipoca, também já existe em versões light. Isso pode ajudar você a comer o que gosta sem precisar se preocupar com a balança, e sem precisar se sentir culpada o tempo todo.
# Quantidade diária de água ingerida
Outra dica importante é ficar atento à quantidade diária de água ingerida. Bem diferente do verão, no inverno parece que a vontade de beber água tira férias. Por isso não podemos esperar que ela apareça para beber a quantia indicada, que é de dois a três litros por dia. Os chás também são opções super bem-vindas, já que têm função dois em um, abastece o organismo e esquenta o corpo de uma só vez.