in

Tem Que Usar Protetor Solar No Inverno?

Protetor Solar: Tem Que Usar No Inverno?
Protetor Solar: Tem Que Usar No Inverno

Proteção solar é um tema que sempre gera dúvidas por diversos motivos, e que sempre está rodeado de mitos. Um desses mitos é de que não é necessário usar filtro solar no inverno ou em locais frios, já que o sol não é intenso.

Será que esse raciocínio está correto? Será que isso é certo mesmo?

Não, não é!

Os raios solares atingem a pele durante todo o ano, eles não “saem de férias no frio”, então, o uso do protetor solar todos os dias do ano, faça sol, faça chuva, é essencial para quem deseja ter uma pele saudável e bonita.

Além de manter a pele protegida do câncer de pele, das manchas e do envelhecimento, o protetor solar, dependendo da formulação, também ajuda a hidratar a pele, e, caso tenha ativos antioxidantes, é um forte aliado contra o envelhecimento.

Como no inverno a pele fica mais seca, já que perde mais água para o meio ambiente e produz menos gordura, o uso do protetor solar pode ser de grande ajuda pra deixar a pele hidratada. Muita gente não dá o devido valor à hidratação da pele, contudo, a pele só permanece jovem se estiver hidratada, e o uso de produtos, quaisquer que sejam, que garantam a hidratação da pele, contribuem demais para a beleza e juventude da mesma, pois mantém o equilíbrio hídrico, o que também retarda os sinais do envelhecimento.

Um protetor solar com forte ação hidratante e com ativos antioxidantes pode, inclusive, substituir o hidratante fácil, o que facilita a rotina de beleza, não é mesmo?

No quesito proteção solar, as meninas de pele oleosa são as que mais sofrem, já que os filtros solares tendem a ser mais densos e dificilmente conseguem controlar o brilho e a oleosidade da pele. A dica é procurar pro protetores oil free (isentos de óleo), que não obstruam os poros e que tenha a textura mais leve, já que assim o produto será absorvido mais facilmente.

Escolha produtos hipoalérgicos, sem perfume e dermatologicamente testados, pra maior segurança da pele.

Essencial, também, é ficar de olho na proteção UVA e UVB oferecida.

A medida de proteção dos raios UVB é o FPS, e, via de regra, ele deve ser maior que 30. Um FPS maior protege mais a pele das queimaduras solares e reduz a incidência do câncer de pele.

Mas, o que tem mesmo a ver com a beleza são os raios UVA, que causam manchas, rugas e envelhecimento. Acontece que quase nenhum protetor solar informa qual a medida de proteção (PPD) dos raios UVA, e isso é um absurdo, porque de nada adianta o filtro solar ter o FPS alto se o PPD for baixo (menor que 12).

Optem sempre por produtos que informem o PPD e que tenham um PPD acima de 12, que é o que mantém a pele protegida. Existe um outro sistema de identificação da proteção dos raios UVA, mas explico isso em um outro post, certo?


 

💟 Espero que vocês tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto. 
Caso queiram, comentem também!

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

📈Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça 😍

3.3/8 - (3 votos)

Written by Nat

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.

Água Termal Avène Resenha

Como Não Engordar No Inverno