in

Como Cuidar dos Cabelos no Inverno

Como Escolher o Shampoo Certo 8 - Como Cuidar dos Cabelos no Inverno
Como Cuidar dos Cabelos no Inverno

Como Cuidar Corretamente dos Cabelos no Inverno?

No inverno o cabelo costuma sofrer bastante com problemas como ressecamento, excesso de frizz, queda, falta de brilho e caspas. Tantos problemas porque o organismo como um todo exige mais atenção no inverno, e isso inclui também os cabelos, que tendem a ficar mais fragilizados nessa estação. E não é só isso, pois existem vários outros pequenos problemas que interferem na saúde e na beleza dos fios no inverno, e é sobre esses problemas que a gente vai falar, bem como das opções para evitar ou tratar cada um deles.

Hidrate muito

Muitas mulheres pensam que só no verão que os fios precisam de hidratação, cuidados e proteção. E aí que mora o perigo: no inverno e no outono os cabelos precisam de cuidados redobrados, caso contrário, perdem a força, a resistência, ficam opacos e sem forma.

Por isso, atenção: hidratação em primeiro lugar, independente da estação. Se no verão o sol é o grande vilão da saúde dos cabelos, no inverno é o vento gelado, a água quente e o uso de toucas e chapéus. Por esses três fatores, fazer a reconstrução do fio depois de tanto banho de mar é importantíssimo. Depois da química, como descoloração, tintura ou alisamentos, também. O mais importante: manter a saúde dos cabelos é fundamental, pelo menos uma vez por semana, caso você tenha alguma química. Pode ser uma aplicação com máscaras, ampolas, cremes ou leave-in.

Mas essa hidratação uma vez por semana precisa ter vitaminas e nutrientes capazes de selar as camadas dos cabelos, colocar o fio no lugar, deixando o cabelo alinhado.

Também vale a pena fazer hidratações com alta concentração de queratinas, silicones e vitamina E, que conseguem dar elasticidade ao fio e fazer com que o cabelo fique mais forte e nutrido ao longo da estação mais fria do ano. A hidratação também ajuda a manter o fio sem frizz, reduzir o volume exagerado e proteger do vento gelado do inverno, que pode quebrar os cabelos e deixar você com os fios mais espigados e todos quebradiços.

Essa hidratação ajuda a deixar os cabelos mais soltos e menos armados. Mas de nada adianta fazer a hidratação uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do caso do cabelo, se você lavar todos os dias e ainda com água quente. Isso estraga todo o seu fio e prejudica a hidratação. Os efeitos serão cortados pela metade, entende? O bom é sempre lavar entre dois dias. O cabelo não fica tão sujo e nem perde nutrientes das suas camadas. Quando se fala em temperatura da água, o bom é sempre deixar na água morna, que não prejudica a saúde dos fios. A quente é horrível e leva embora as vitaminas e nutrientes do cabelo.

Para evitar o ressecamento

Com a queda das temperaturas, os banhos ficam mais quentes, e lavar os fios com água quente é bem complicado, já que a água quente remove a oleosidade natural do couro cabeludo, e isso resulta em um cabelo mais ressecado em um primeiro momento, e mais oleoso logo depois.

O problema dos banhos quentes é que lavar os fios com água quente remove a oleosidade natural, o chamado manto hidrolipídico, que é quem, em resumo, garante a proteção do couro cabeludo.

A partir do momento em que essa camada protetora é removida, os fios sofrem, já que sem oleosidade natural que garanta a lubrificação, os fios ficam mais ressecados, com uma maior porosidade e opacidade.

Como em grande parte do país as temperaturas caem muito no inverno, e como a grande maioria nem cogita a hipótese de tomar banho de água fria, a solução mais coerente é evitar a água quente e apostar na morna. Outra opção é tomar o banho de água quente e lavar os fios por último, com a água mais morninha. Pode parecer um detalhe insignificante, mas a verdade é que esse pequeno detalhe faz toda a diferença na aparência dos fios.

Nessa época não bebemos tanta água, e isso também interfere no ressecamento, já que a hidratação começa de dentro. Não podemos esquecer, claro, de investir em máscaras de hidratação e de nutrição, pois o uso frequente dessas máscaras ajuda a combater o ressecamento e deixar o cabelo mais bonito e sedoso.

IMG 0009 621x349 1 - Como Cuidar dos Cabelos no Inverno
Hidratação para cabelos secos ou ressecados

Hidratação para cabelos secos ou ressecados

Se o problema for a oleosidade…

Assim como o ressecamento pode aumentar no inverno, a oleosidade também, e os motivos podem em alguns casos, ser parecidos, já que a água quente, a mesma que pode causar o ressecamento, deixa a raiz dos fios oleosas. Isso acontece porque a água quente remove a oleosidade natural e o organismo entende isso como uma agressão e gera o famoso efeito rebote, que leva a produção de mais sebo pra compensar a “perda”. Além disso, no frio lavamos menos os fios, com menos frequência, e transpiramos menos, e isso também causa um aumento da oleosidade no couro cabeludo. Ou seja, é preciso maneirar na temperatura  ao lavar os fios, que não pode ser quente, é preciso reduzir a duração do banho, porque quanto mais o cabelo ficar em contato com o vapor quente e a água quente, pior será.

Lave suas escovas e evite a oleosidade capilar

 

Se o Problema For o FRIZZ

Sabe quando o cabelo fica cheio de “arrepiado”, daqueles fiozinhos chatos que parecem existir pra nos irritar? Então, muitas vezes o arrepiado, também conhecido como frizz, surge por causa da quebra dos fios. O cabelo pode quebrar por motivos diversos, como progressivas, alisamentos, descolorações e demais processos químicos, além do excesso ou falta de queratina, mas é fato que no inverno os fios tendem a ficar mais “duros”, mais rígidos, e por isso se quebram mais facilmente.

Como as baixas temperaturas afetam diretamente os fios, evite, durante o inverno, sair de casa com o cabelo molhado, já que essa água pode se solidificar e acabar levando a quebra mais facilmente. Da mesma forma, é preciso ter cuidado redobrado ao pentear os cabelos, já que quando ele está molhado está esticado ao máximo, e qualquer movimento mais brusco pode causar a quebra dos fios.

PEELING CAPILAR CASEIRO – Blindagem do Frizz e Brilho

  1. Efeito Chiclete no cabelo e Frizz – Respostas
  2. Como acabar com o Frizz do Cabelo

Os Fios Ficam Mais Quebradiços

No inverno os fios ficam mais vulneráveis, inclusive aos fatores externos, aos fatores ambientais, já que eles tendem a ficar um pouco mais rígidos, o que facilita a quebra. O que acontece aqui é que a água, que fica nos fios em alguns casos, pode se solidificar, mesmo que não percebamos, tornando os fios mais “duros” e deixando-os mais propensos  à quebra.

Por isso é bom evitar deixar os fios molhados quando estamos em um local frio. O ideal no inverno é secar o cabelo (secador com jato frio ou morno, nunca quente demais) com o secador antes de sair de casa.

Outra coisa importante aqui é aumentar o consumo de água, que tende a cair nessa estação. A hidratação maior é feita no interior, então consumir muito líquido é a garantia de que os fios receberão “água” suficiente para a sua hidratação, o que reduz o enfraquecimento do cabelo.

O uso de leave-ins também ajuda na proteção dos fios, e caso você faça uso de químicas capilares, capriche na reconstrução, na rotina de tratamento, pra evitar que, nessa estação, os fios sofram ainda mais.

Os Fios Ficam Opacos, Sem Brilho

Mulher adora um cabelo brilhoso, daqueles de fazer inveja, e é fato que no inverno o brilho dos fios diminui, e muito!  Claro que, em relação ao brilho, são vários os fatores envolvidos, e isso inclui a cor dos fios e o fato de serem lisos ou ondulados, dentre outras coisas, já que a superfície plana reflete mais a luz que a acidentada.

Contudo, é fato que quanto mais ressecado o cabelo estiver, menos ele vai brilhar, e como ressecamento é comum no inverno, a falta de brilho acaba sendo também. O uso de produtos que deixem as “escamas” dos fios abertas também é um fator que interfere no quesito “brilho”, bem como a água quente da lavagem, já que quanto mais quente estiver a água, mais ela vai “abrir” as escamas dos fios, e se elas estiverem abertas a luz acaba não refletindo e os fios ficam opacos.

Como evitar isso? Lave os fios com água morna, hidrate com regularidade e dê preferência a produtos com o pH mais baixo, pra selar as cutículas dos fios.

Receita de CONDICIONADOR CASEIRO Maciez e BRILHO

Secador: Sim, Não ou Talvez?

No inverno, geralmente você usa mais secador e também mais chapinha, não é isso?
Então é importantíssimo manter o uso do protetor térmico antes de aplicar esses aparelhos. O protetor térmico vai ajudar o fio a ficar mais resistente com o calor e, assim, com maior concentração de vitamina e nutrientes, lá da hidratação. O protetor térmico também impede que a chapinha estrague o fio, deixando ele bem quebrado e todo espigado. É como se fosse manter toda a hidratação que você fez naquela semana, penetrada nas camadas do fio. Ou seja, ele forma uma camada protetora, como o próprio nome já diz.

Quantidade de shampoo

Na hora de lavar, nada de exagerar na quantidade de shampoo, utilize a quantidade equivalente a uma moeda de um real na palma da mão e aplique primeiro nas pontas, retire a espuma que se formar e aplique na raiz, esfregando com a ponta dos dedos, jamais com as unhas; com o condicionador a quantidade é a mesma, sendo que, a aplicação nesse caso deve ser no comprimento e pontas apenas.

Não deixe de usar o leave-in após a lavagem, ajuda a hidratar, mantém a maleabilidade e evita a quebra e o ressecamento.

Couro cabeludo

Com a chegada do frio aumenta a oleosidade natural do couro cabeludo, para não ressaltar essa alteração é importante não lavar os cabelos com água quente, não aplicar condicionador na raiz e alternar entre dois tipos shampoos entre as lavagens.

Lave os cabelos de acordo com a frequência da oleosidade, ou seja, se os cabelos forem mais secos lave menos vezes, se for oleoso lave mais vezes.


💟 Espero que vocês tenham gostado! Não esqueçam de clicar na estrelinha ⭐ abaixo e dar o voto.
 Caso queiram, comentem também!

Beijos no coração 💟

Nati Leal *Kika

📈Gostou? Ajude o blog COMPARTILHE ESTE POST! É de graça 😍

Escrito por Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. contato@patricinhaesperta.com.br @patricinhaesperta

O que você achou? Vote

95.3k Pontos
Upvote Downvote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como Escolher o Shampoo Certo3 105x105 - Como deixar a casa quente no inverno?

Como deixar a casa quente no inverno?

Como Escolher o Shampoo Certo 16 105x105 - Couro Cabeludo: Como Cuidar No Inverno

Couro Cabeludo: Como Cuidar No Inverno