Categories: Beleza

Pele Bonita No Inverno É Possível!

Desconfio que o inverno esse ano esteja sendo mais intenso em todo o país, porque se aqui em Jee, onde o normal são os termômetros marcarem 40º, está frio, com temperaturas de até 15°, nos lugares onde as temperaturas são mais amenas as coisas devem estar ainda piores!

E com essa mudança brusca de temperatura, bem como na umidade do ar, a pele sofre! A minha, por exemplo, que  sempre foi super oleosa, anda com sinais de ressecamento e aspereza, o que, de verdade, me surpreendeu. É que a gente acaba achando que os maiores cuidados com a pele devem ser apenas no verão, o que é um engano!

Esse ressecamento é o problema mais comum causado pelas temperaturas baixas, vento frio e ar seco, e pode atingir graus variados, desde ressecamentos mais leves, facilmente resolvidos com hidratantes mais suaves, quando ressecamentos intensos, com descamações, vermelhidão e aspereza. E, com isso, a pele  perde aquele viço bonito, aquela luminosidade, e acaba ficando opaca.

O ressecamento tem a ver, também,  com a desidratação, já que transpiramos menos, bebemos muito menos água e a umidade do ar cai bastante, o que leva a pele a ficar desidratada. No mais, as altas temperaturas do banho não ajudam em nada, ao contrário, pioram ainda mais a situação, pois removem a barreira de gordura natural que protege a pele.

Em alguns casos, olha que engraçado, ao invés de pele ressecada e áspera, temos pele oleosa e acne, que pode ser causada pelo efeito rebote dos banhos quentes, que levam a pele a produzir ainda mais seco para compensar a destruição da camada gordurosa que protege a pele, mas também causada pelas mudanças nos hábitos alimentares, que nessa época são mais “gordurosos”, e pelo uso de maquiagem e hidratantes excessivos.

Não quer passar por isso? Siga as dicas abaixo!

1- Hidrate a pele por dentro e por fora! É necessário beber ao menos dois litros de água por dia e caprichar no hidratante, que deve ser mais potente, pra dar conta das necessidades da pele nessa estação.

2- Use um hidratante noturno ainda mais potente! Começar a utilizar um hidratante noturno rico em vitaminas, ácido hialurônico e outros ativos hidratantes e nutritivos vai ajudar a manter a pele hidratada durante todo o dia.

3- Não use produtos que contenham álcool! Não importa o seu tipo de pele, os produtos que contém álcool devem ser cortados da sua rotina, já que eles causam um ressecamento extremo e removem a camada de gordura da pele, levando o organismo a produzir ainda mais sebo pra compensar, o que leva ao surgimento da acne!

Assim, opte por demaquilantes sem álcool, e tônicos também! Ah, e nada de leite de colônia ou leite de rosas, que contém altos teores de alcool!

4- Esqueçam os sabonetes abrasivos, e opte pelos hidratantes, tanto para a pele do rosto quanto para a pele do corpo! Buchas e esfoliantes devem ter seu uso pausado nessa estação.

5- Invista na água termal! A grande maioria ainda desconhece os benefícios dessa preciosidade, enquanto outros não acreditam muito nas suas promessas, mas o fato é que a água termal é muito rica em minerais que potencializa a hidratação da pele e ainda mantém o rosto protegido. Basta borrifá-la na face duas ou três vezes por dia para obter os melhores resultados!

Se a pele estiver sensível, muito ressecada, vermelha e descamativa, a água termal é ainda mais eficaz, pois acalma a pele.

6- Se a sua pele for sensível ou, mesmo que não seja, esteja apresentando sinais de vermelhidão, irritação ou coceira, opte por produtos específicos para peles sensíveis, que são hipoalergênicos e, portanto, não sensibilizam nem irritam a pele. O ideal, sempre, é que um dermatologista recomende os produtos a serem usados, pois só ele pode, após avaliar a sua pele, indicar os melhores produtos, aqueles que sejam os mais adequados para cada tipo e estado de pele.

7- Não esqueça do protetor solar! É inverno, as temperaturas estão baixas, mas o filtro solar não pode ser deixado de lado, porque apesar de não ter sol intenso, os raios UVA, que são os responsáveis pelas manchas e pelo envelhecimento agem durante todo o ano, chova ou faça sol, então a pele precisa estar protegida durante todo o ano.

Procurem um filtro solar que contenha proteção alta contra os raios UVA, o que é medido pelo PPD, que deve ser maior que 12. Além disso, escolham um filtro solar adequado para o seu tipo específico de pele, pois isso garante que a pele não fique mais ressecada ou mais oleosa.

8- Hidrate o corpo, o rosto, as mãos e o pescoço duas vezes ao dia, pelo menos, e sempre após o banho, com a pele ainda um pouco úmida, por isso potencializa a penetração dos ativos de tratamento, o que garante resultados mais potentes e eficazes.

9- Hidrate ainda mais as áreas ásperas do corpo, como pés, joelhos e cotovelos. Essas áreas tendem a ser muito mais secas, e nessa época do ano a situação piora ainda mais. Cremes que contenham ativos como ureia e manteigas vegetais são as melhores opções!

10- Os ativos mais indicados para essa estação são a ureia, o lactato de amônio, que são altamente hidratantes e retém água nas camadas mais profundas da pele, as manteigas e óleos vegetais, como o óleo de abacate e a manteiga de karité, assim como a lanolina, o sorbitol, o ácido hialurônico e o propilenoglicol.

11- Uma dica que sempre funciona para potencializar os cremes hidratantes que você já tenha em casa e, assim, não precise comprar outros, é acrescentar bepantol líquido, que é hidratante e emoliente. Basta, em cada “pote” de hidratante, acrescentar 10 ml de bepantol pra que os resultados do creme de hidratação fiquem ainda melhores.

12- O bapantol pomada é excelente para ser aplicado nas regiões mais ásperas do corpo, sobretudo no período noturno. Assim, antes de dormir, aplique a pomadinha de bepantol nos calcanhares, tornozelos e joelhos para uma hidratação potente. Lembrando que ela pode – e deve- também ser aplicada nos lábios para evitar o ressecamento.

Beijos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

Shampoo Kérastase – Qual o melhor?

Shampoo Kérastase - um produto para diferentes tipos de cabelos Pode até parecer chover no molhado, mas na lavagem de…

1 dia atrás

História das Calças Femininas

Há décadas atrás, os tecidos finos eram acessíveis apenas para mulheres ricas que poderiam comprá-los e mandá-los para as costureiras…

2 dias atrás

Como Escolher Corretamente O Tamanho e a Taça do Soutien?

Você sabia que 70% das mulheres usam o tamanho errado do soutien? Pois é, por isso vamos te explicar: Como Escolher…

2 dias atrás

MAC Velvet Mattes Batom Nova Coleção

Que aí ama um batom matte levanta a mão? Se você é como eu, não fica sem um batom, principalmente…

3 dias atrás

Wella le beige: O que é? Como funciona?

Wella le beige A maioria das garotas no Brasil nascem morenas e até mesmo aquelas que nascem loiras acabam ficando…

3 dias atrás

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo

Como Decidir pelas Trancinhas no Cabelo Crespo A opção de mudar serve pra todas. Todo mundo já pensou em mudar…

3 dias atrás