Como fica o cabelo cacheado em transição?
O cabelo cacheado em transição fica sem definição, desarrumado, como se fosse ondulado e não cacheado como você estava acostumada, com partes lisas misturadas as cacheadas.
A dica é ter paciência até que os fios cresçam. Defina como ele está agora e use produtos para esse novo tipo em transição.
Dá para arrumar o cabelo cacheado em transição sem voltar pra química?
Sim. A chapinha nesse tempo, pode ser uma boa aliada em algumas ocasiões, sem precisar recorrer à química de novo.
Aprenda a lidar com a parte indefinida do seu cabelo. Veja algumas opções:
- 1- Usar a chapinha esporadicamente enquanto espera o cabelo crescer, mas não esqueça de aumentar a frequência das nutrições;
- 2- Existem várias técnicas de texturização que ajudam a cachear os cabelos, como a twist, plopping, bobes, coquinhos, entre outras;
- 3- Para sair, recorra ao babyliss para cachear a parte que está de dando mais trabalho. Não esqueça de proteger os fios com um leave-in termoativado e só use o babyliss quando o cabelo estiver completamente seco;
- 4- Penteados também ajudam a aguentar esse tempo de transição. Use criatividade e prendas os cabelos de diferentes formas;
- 5- A trança nagô também dá menos trabalho e é menos dolorido, não pesa, não estraga os fios e garante um visual super estiloso.
Quais receitas caseiras usar para deixar o cabelo cacheado em transição mais modelado?
Segue aí algumas receitas para cabelo cacheado em transição (já testadas) para ajudar nessa fase.
- Óleo de coco, azeite, açúcar e máscara (diminui o frizz)
- 1 colher de açúcar mascavo ou cristal, 1 colher de óleo de coco, 1 colher de azeite de oliva e máscara de hidratação (a quantidade será determinada de acordo com o tamanho do seu cabelo).
Misture tudo em uma tigela até obter uma mistura homogênea. Com os cabelos já lavados, aplique e massageie os cabelos por toda a sua extensão, deixe agir por 15 minutos e enxague.
- Maisena, máscara e óleo vegetal (reduz o volume)
- 2 colheres de maisena, água, máscara de tratamento e óleo vegetal (coco, azeite, jojoba…).
Misture num copo com água a maisena com cuidado para não empelotar. Leve ao fogo até engrossar. Deixe amornar em um recipiente. Acrescente então a máscara e o óleo, misture bem. Espalhe por todo o cabelo, deixe agir por 30 minutos e enxague.
- Creme de leite com leite de coco (reduz o frizz, reduz o volume, aumenta o brilho e deixa os cabelos bem macios)
Misturar 3 colheres do creme de leite bem geladinho (deixe-o na geladeira antes de usar para que ele fique mais grossinho) com 1 colher de leite de coco. Misture bem e aplique nos cabelos ainda úmidos e limpos. Deixe agir por 20 minutos e enxague.
Quais técnicas posso cachear o cabelo em transição?
Com paciência, habilidade e cremes finalizadores que ativam os cachos você consegue cachear a parte lisa da transição capilar.
- Modelador de cachos -> é perfeito para criar de um ondulado natural a cachos definidos. Usar o modelador não tem segredo, apenas não esqueça de aplicar um protetor térmico antes de começar e sempre se certifique que o cabelo está seco.
Separe uma mecha fina do cabelo e enrole-a no bastão do aparelho com cuidado. O modelador deve estar na vertical, aguarde no máximo 5 segundos e solte. Repita o processo em todas as mechas que quiser o efeito. Após isso, espere os cabelos esfriarem e dê uma leve mexida com as mãos, para que o efeito fique mais natural.
- Difusor -> seque seu cabelo usando o difusor de ar.
Primeiro aplique um finalizador com ativador de cachos e ligue então o jato quente em velocidade média. Vá então amassando e secando os fios com cuidado para não ficar bagunçado demais.
- Bobes e bigudinhos -> podem ser usados em cabelos secos ou úmidos e para conseguir o tipo de cacho que deseja, basta escolher o diâmetro certo.
Os maiores criam uma ondulação natural e os menores fazem cachos mais fechados.
- Enrolando os fios com os dedos -> enrole várias mechas finas, uma de cada vez, com os dedos e prenda com um grampo.
Quando todo o cabelo estiver preso, seque com um difusor ou deixe secar naturalmente. Solte cuidadosamente e ajeite como preferir, como por exemplo, passando dedos para cachos mais soltos. Passe então um spray fixador para manter o penteado.
- Twist -> Antes de começar a enrolar o cabelo, aplique um creme sem enxágue espesso, para segurar melhor. Separe o cabelo em pequenas mechas e enrole de duas em duas, uma na outra. Deixe secar por aproximadamente oito horas.
Depois do tempo de espera, desenrole o cabelo e solte delicadamente. Os fios naturalmente aderem uns aos outros. Você pode prender com um elástico de silicone nas pontas se desejar.
- Plopping -> ele ajuda a retirar o excesso de umidade dos cabelos após a lavagem, definindo melhor os cachos.
Após a lavagem, finalize os cachos com creme para pentear. Retire o excesso de água com uma toalha ou camisa de microfibra ou algodão (esse tipo de tecido evita o aparecimento do frizz). Estique a toalha em uma superfície e coloque todo o cabelo com a cabeça para baixo em cima dela. Enrole as duas laterais da toalha e amarre atrás, criando uma touca. O ideal é esperar o cabelo secar totalmente. Se estiver sem tempo, retire a toalha e seque com secador ou difusor.
Fazer uma fitagem antes de secar os fios com a plopping pode ser uma boa para cachos ainda mais definidos.
Quais os melhores acessórios para usar no cabelo cacheado em transição?
As faixas e tiaras são muito úteis, seguram os cabelos fora do rosto e os mantém no lugar. Além de lindas estampas e cores, que produzem o seu visual.
Como, na maioria das vezes, você usará os cabelos presos nessa época, as presilhas, flores e enfeites são muito úteis, enfeitando o visual e elevando a sua autoestima.
Quais produtos usar para manter o cacheado por mais tempo?
Creme para pentear e leave-in são ótimos e podem ser levados na bolsa para retocar os fios e ainda manter a hidratação.
O spray de fixação mantém o penteado no lugar.
O gel o mousse são os melhores aliados para conseguir manter a definição dos cachos. Invista em produtos de qualidade, sem álcool na formulação e prefira os com agentes hidratantes como vitamina E e panthenol.
Cabelo cacheado em transição – Quando vale o Big Chop?
O Big Chop é um corte que tira toda a química de uma vez, mas você tem que estar preparada para essa mudança radical, principalmente se estava acostumada com madeixas longas. E não ache que após o Big Chop tudo estará resolvido, os novos fios que nascerão podem ter formatos e texturas secas e estranhas, já que muitos deles nasceram quando o couro cabeludo ainda estava se recuperando dos procedimentos químicos.
Então, converse com outras cacheadas que já passaram ou estão passando pelo mesmo processo e decida qual o caminho que te deixará mais tranquila e feliz com as mudanças.
Não se esqueça também do famoso enfeito encolhimento que as cacheadas sofrem, o que faz uma grande diferença no famoso Grande Corte, ou Big Chop. Então, se optar por ele, pense bem no comprimento antes de cortar.