Cuidados após pintar o cabelo
Se tem uma coisa que preocupa as pessoas, principalmente as mulheres, são os cuidados com os cabelos. Todos sabem que um cabelo bonito, é aquele que está numa cor bonita, mas principalmente, bem cortado, saudável, brilhoso e quantas qualidades mais puder incluir na descrição.
Há muito tempo a moda é trocar de cor de cabelo quando quiser, mais próximo de hoje em dia até começaram a surgir cores completamente diferentes para o cabelo como: rosa, verde, azul e roxo. Praticamente poderia pintar o seu cabelo da sua cor favorita.
E isso se tornou muito divertido, às vezes víamos pessoas que mudaram a cor do cabelo várias vezes seguidas. Só que algo que não se falava tanto era o cuidado que deveria ter com os fios antes do procedimento e depois, porque algumas coisas podem até mesmo ser irreversíveis e então, tem que simplesmente esperar o cabelo crescer.
Mas por que não tomar cuidado pode ser tão danoso?
Porque as tintas de cabelo têm muitos componentes químicos e se infiltram no cabelo, assim sendo, pode ir afinando o fio e se não tomar os cuidados necessários, você perde massa capilar e danifica gravemente.
Então, o que você pode fazer?
Tratar antes e depois de passar a tintura no cabelo, não fazer com tanta frequência também pode ajudar porque irá expor menos os seus fios. Vamos lá?
1º passo: Cronograma capilar
Estudos mostram que ser uma pessoa organizada é muito benéfico tanto para o nosso cérebro, que começa a funcionar de uma forma mais ordeira e organizando os nossos pensamentos junto com as emoções. Na vida, tendo organização você se concentra no que almeja e começa a fazer com que as suas metas se aproximem da realização dos seus sonhos. Sem contar que, é bem mais difícil se esquecer de algum compromisso.
O cronograma capilar funciona dessa mesma forma, serve para você ter um calendário de tratamento dos cabelos. Com ele você planeja no mês o que vai fazer para melhorar a condição do seu cabelo. Existe a tabela universal, mas você também pode criar a que melhor se adapta ao seu tipo de fio.
Dessa maneira, quando pintar o cabelo, já estará mais saudável e será um pouco mais difícil de ficar danificado. Muitas pessoas não acreditam nisso, acham que se está ruim não tem muito o que fazer, a não ser cortar. Só que isso não é verdade, mas envolve esforço, um certo gasto e tempo.
O bom do cronograma é que você irá usar mais receitas caseiras já que não dá para ficar gastando o tempo todo. E assim, até pode diminuir o tanto que pinta o cabelo por métodos naturais.
- Cronograma Capilar Caseiro – Vídeos e Passo a Passo
- Cabelos Cacheados: Cronograma Capilar – Como Fazer
- Cronograma Capilar Oficial – Hidratação, Nutrição e Reconstrução
- Máscaras para Cronograma Capilar – Escolha a sua
- Cronograma Capilar Reconstrução – Produtos e Substâncias
2º passo: Tintura
Sempre se fala do cabelo sujo, que realmente acaba protegendo o couro cabeludo da tintura, mas antes também pode passar um pouco de óleo de coco ou de amêndoas nas pontas para proteger por inteiro.
3º passo: Cuidados após pintar o cabelo
Depois que a coloração já foi feita, o cabelo vai sair lindo do salão, o problema é que conforme passa as semanas ele vai desbotando, modificando a cor e também parece um pouco fino.
Isso acontece porque no processo o fio acaba diminuindo a massa, para a cor fixar e assim, enfraquece muito. É por isso que o pós é tão importante! Pois se fizer um bom cronograma irá melhorar a condição aos poucos até ficar mais saudável.
Após pintar os cabelos o que fazer?
- Nutrição: um dos componentes principais do cronograma capilar, geralmente envolve produtos naturais. Tem alguns cremes que são para nutrir o fio, mas a preferência são os óleos naturais.
Após pintar os cabelos quais óleos usar?
O que sempre é lembrado é o óleo de coco, muitas vezes apelidado como o queridinho das blogueiras, porque hidrata e alinha os fios, se infiltrando no córtex e melhorando de dentro para fora. Também existe o óleo de amêndoas que protege os fios, é ótimo para as pontas. Pode usar o óleo de rícino na raiz porque fortifica e ajuda a crescer ou misturar com outro óleo para deixar mais macio.
Hidratação após pintar os cabelos
Quando for hidratar o cabelo, procure cremes hidratantes que contenham biotina, vitamina A, B ou E, pois podem melhorar não só o aspecto do cabelo, como repor aos poucos a fibra e as vitaminas que o cabelo perdeu em todo o procedimento que foi escolhido.
Hidratação pós-coloração:
Reconstrução capilar:
Muitas meninas perguntam porque reconstruir o cabelo? Porque na reconstrução você pode repor massa e queratina.
A queratina é quase 90% da composição do fio, então quanto mais químicas passamos no cabelo, mais retiramos queratina e mais o fio sofre. Pode ficar com friz e quebradiço. Por isso, uma dica muito legal é comprar bisnaga de queratina, que pode deixar no cabelo e para melhores resultados depois pode fazer escova ou chapinha.
Também vocês podem usar um creme próprio para repor massa, misturado com gelatina incolor, porque melhora a estrutura. E também o procedimento pode ser feito num salão de beleza da sua confiança.