Alimentação: cuidado para não engordar no inverno

Aprenda dicas valiosas de especialistas da área nutricional para manter o peso sem sacrificar a saúde nessa estação.

O tempinho frio vem sempre acompanhado de um pouco mais de preguiça, daquela vontade de ficar minutos a mais debaixo do edredom e de comer pratos quentes e deliciosos, não é? Afinal, a salada super in no verão, não está entre as nossas principais escolhas alimentares do inverno. Sabe porque a vontade de comer alimentos mais substanciosos aumenta? Por que nessa estação o corpo gasta mais energia do que o natural, são aproximadamente 10% a mais. Funciona assim: a temperatura do corpo cai por conta do tempo frio, para equilibrar os termômetros corporais, o organismo trabalha mais para produzir calor.

Alimentação: cuidado para não engordar no inverno
Alimentação: cuidado para não engordar no inverno

Então será que isso nos dá direito de comer mais delícias e não correr o risco de sair do peso ideal? Segundo especialistas a resposta é sim! Isso mesmo, pode comemorar e para de se preocupar com a apetite que é evidenciado nessa época, pois é totalmente natural e aceitável. Com moderação e escolhas assertivas, podemos exceder os limites comuns e mesmo assim continuar esbanjando saúde.

Na hora de comer, a regra básica é escolher alimentos que dão mais saciedade e que, ao mesmo tempo, também conseguem suprir as necessidades do nosso organismo. O nutricionista funcional, Fabio Bicalho, reafirma a importância de boas escolhas e substituições inteligentes. Se a vontade de atacar aquele prato delicioso de macarrão estiver grande, prefira a massa integral. Além de oferecer mais saciedade, é rica em fibras e muito mais saudável que a comum. Se jogue em sopas feitas com legumes e se delicie com o fondue regado à muitas frutas.

sopa-abobora

Outra dica importante é ficar atento à quantidade diária de água ingerida. Bem diferente do verão, no inverno parece que a vontade de beber água tira férias. Por isso não podemos esperar que ela apareça para beber a quantia indicada, que é de dois a três litros por dia. Os chás também são opções super bem-vindas, já que têm função dois em um, abastece o organismo e esquenta o corpo de uma só vez.

O tempinho de temperaturas mais baixas, também faz aparecer sintomas indesejados decorrentes de infecções de garganta, gripe e crises alérgicas, por exemplo. Isso porque a mudança de clima faz com que nosso organismo se torne mais propenso à infecções. Para fugir de doenças, é imprescindível que você não faça regimes e dietas intensas. Não é hora para isso!

Ahhh e a vontade louca de comer doces? Parece que ela vem com tudo e nos ataca de repente. É até difícil resistir as tentações, mas resista. Pois quanto mais doces ingerirmos, mais chances temos de ficar dias na cama acometidos por alguma doença. As guloseimas têm o terrível poder de baixar a imunidade do organismo, esse é um bom motivo para resistir à elas.

1321814433_kak-pravilno-pitatsya-v-xoloda-1

Mantenha a saúde em dia com uma alimentação balanceada, regada à muitaaaaas verduras, legumes, frutas, carnes magras, de preferência branca, carboidratos e água. Dessa forma, você pode evitar problemas de saúde provindos da época, afirma a endocrinologista Alessandra Casagrande

A regrinha de se alimentar de forma saudável a cada três horas continua em alta! Aproveite para incluir alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, são eles: frutas cítricas, gengibre, e a dupla imbatível, alho e cebola.

Alimentação: cuidado para não engordar no inverno
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.