Alimentação: cuidado para não engordar no inverno

Aprenda dicas valiosas de especialistas da área nutricional para manter o peso sem sacrificar a saúde nessa estação.

O tempinho frio vem sempre acompanhado de um pouco mais de preguiça, daquela vontade de ficar minutos a mais debaixo do edredom e de comer pratos quentes e deliciosos, não é? Afinal, a salada super in no verão, não está entre as nossas principais escolhas alimentares do inverno. Sabe porque a vontade de comer alimentos mais substanciosos aumenta? Por que nessa estação o corpo gasta mais energia do que o natural, são aproximadamente 10% a mais. Funciona assim: a temperatura do corpo cai por conta do tempo frio, para equilibrar os termômetros corporais, o organismo trabalha mais para produzir calor.

Emagrecer no inverno 03 - Alimentação: cuidado para não engordar no inverno
Alimentação: cuidado para não engordar no inverno

Então será que isso nos dá direito de comer mais delícias e não correr o risco de sair do peso ideal? Segundo especialistas a resposta é sim! Isso mesmo, pode comemorar e para de se preocupar com a apetite que é evidenciado nessa época, pois é totalmente natural e aceitável. Com moderação e escolhas assertivas, podemos exceder os limites comuns e mesmo assim continuar esbanjando saúde.

Na hora de comer, a regra básica é escolher alimentos que dão mais saciedade e que, ao mesmo tempo, também conseguem suprir as necessidades do nosso organismo. O nutricionista funcional, Fabio Bicalho, reafirma a importância de boas escolhas e substituições inteligentes. Se a vontade de atacar aquele prato delicioso de macarrão estiver grande, prefira a massa integral. Além de oferecer mais saciedade, é rica em fibras e muito mais saudável que a comum. Se jogue em sopas feitas com legumes e se delicie com o fondue regado à muitas frutas.

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Outra dica importante é ficar atento à quantidade diária de água ingerida. Bem diferente do verão, no inverno parece que a vontade de beber água tira férias. Por isso não podemos esperar que ela apareça para beber a quantia indicada, que é de dois a três litros por dia. Os chás também são opções super bem-vindas, já que têm função dois em um, abastece o organismo e esquenta o corpo de uma só vez.

O tempinho de temperaturas mais baixas, também faz aparecer sintomas indesejados decorrentes de infecções de garganta, gripe e crises alérgicas, por exemplo. Isso porque a mudança de clima faz com que nosso organismo se torne mais propenso à infecções. Para fugir de doenças, é imprescindível que você não faça regimes e dietas intensas. Não é hora para isso!

Ahhh e a vontade louca de comer doces? Parece que ela vem com tudo e nos ataca de repente. É até difícil resistir as tentações, mas resista. Pois quanto mais doces ingerirmos, mais chances temos de ficar dias na cama acometidos por alguma doença. As guloseimas têm o terrível poder de baixar a imunidade do organismo, esse é um bom motivo para resistir à elas.

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Mantenha a saúde em dia com uma alimentação balanceada, regada à muitaaaaas verduras, legumes, frutas, carnes magras, de preferência branca, carboidratos e água. Dessa forma, você pode evitar problemas de saúde provindos da época, afirma a endocrinologista Alessandra Casagrande

A regrinha de se alimentar de forma saudável a cada três horas continua em alta! Aproveite para incluir alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, são eles: frutas cítricas, gengibre, e a dupla imbatível, alho e cebola.

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Written by Kemilly Bertini

Jornalista, comunicativa, pura energia. Apaixonada pelo universo feminino, dar dicas sobre beleza, moda, cabelos, maquiagem sempre foi seu maior hobby e ajudar mulheres a descobrirem a melhor versão de si mesmas é um dos seus prazeres.

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