Depilação com Lâmina na Virilha
Toda mulher que se preze, se depila, não é mesmo? E hoje em dia métodos de depilação é o que não faltam! Podemos optar entre a lâmina, a cera, cera fria, cera quente, loções depilatórias, Eletrólise, depilação com máquina, entre outras! No entanto, diante de tantas opções, na hora do aperto a velha e boa lâmina é o que salva… apesar de não ser o mais duradouro, é o método mais fácil, rápido e indolor para a remoção dos pelos corporais.
Confira dicas espertas para depilação com lâmina na virilha e quais as vantagens e desvantagens.
Vantagens da depilação com lâmina na virilha
- Modo de se depilar mais prático e rápido;
- Depilação sem dor;
- Método eficiente e fácil;
- Uma das formas mais baratas;
- Nós mesmas podemos fazer.
Desvantagens da depilação com lâmina na virilha
- Tempo de duração da depilação é muito curta;
- Pode durar até 3 dias;
- Como a duração é curta, o ideal é se depilar de 2 a 3 vezes por semana;
- A chance de nos cortarmos são enormes;
- A depilação com lâmina também pode causar irritações na pele;
- Os pelos podem encravar;
- A pele pode ficar bastante irritada e com alergias.
Depilação com lâmina mitos e verdades
Será mesmo que depilar com lâmina engrossa os pelos?
Não, não e não! Essa é uma das lendas que mais causam dúvidas entre a mulherada. Raspar NÃO deixa o pelo mais grosso, escuro ou duro. A verdade é que o pelo é cortado no comprimento e nessa parte é mais grosso do que na ponta.
Depilação com lâmina deixa a pele escura?
Sim, isso pode acontecer devido ao calor. Mas como a lâmina não aquece a pele, não teremos manchas escuras e muito menos claras nas regiões.
A Escolha da Lâmina
Pode pegar a lâmina do namorado? Não! Existem lâminas especiais para depilação feminina. As lâminas masculinas, apesar de parecerem iguais, não são. As nossas são mais flexíveis e hidratam mais.
Lâmina é uma coisa barata e dá pra achar pacotes de três lâminas por menos R$ 20,00. O problema é que nem todas as lâminas são iguais ou boas o bastante.
As lâminas mais baratas possuem apenas uma lâmina de corte, e não são indicadas.
Prefiram as lâminas de quatro ou mais lâminas de cortes, que são sim mais caras, mas são também mais seguras e eficientes, já que permitem um deslizamento mais fácil, inclusive nas áreas mais difíceis, como nos joelhos, por exemplo. As mais modernas vêm com aquelas linhazinhas gelatinosas verdes ou azuis, que são lubrificantes.
Lâminas com cabeçote articulado também são boas opções, já que reduzem o risco de cortes.
Lâmina é descartável e, caso seja reaproveitada, não deve ser usada muitas vezes, já que ela fica “sem corte”, o que acaba contribuindo para que os pelos encravem.
Preparação
- Mantenha sempre a lâmina limpa, para que remova os pelos com mais precisão;
- Troque a lâmina periodicamente;
Antes de Começar
Antes de começar o ideal é esfoliar a pele, pois isso ajuda a evitar que os pelos encravem, além de deixar a pele mais macia e liso, o que ajuda no deslizamento da lâmina.
Existem muitas opções de esfoliantes, e o ideal aqui é não usar um esfoliante muito agressivo, mas sim um mais suave, com propriedades hidratantes. Esfoliante é uma coisa barata, mas dá pra fazer em casa com açúcar e mel!
Na hora de depilar
Use Algo Pra Ajudar a Lâmina a Deslizar
Não dá, de jeito nenhum, pra depilar com lâmina sem usar algo para deslizar, ou seja, não dá pra depilar “a seco”. Para evitar que a pele saia machucada, com cortes e agressões diversas é preciso usar algo para que a lâmina deslize facilmente, e o ideal é que seja um creme de barbear, que é próprio para isso, mas pode também ser um hidratante de banho, um sabonete líquido hidratante, um hidratante corporal ou coisas do tipo. O que não é bom utilizar é o sabonete em barra, já que, via de regra, ele não possui lubrificação suficiente pro deslizamento, o que pode facilitar os cortes.
Não passe a lâmina em áreas irritadas ou machucadas, pois pode provocar inflamação.
Delicadeza
Super importante você não apertar a lâmina contra a pele, o ideal é passar a lâmina com muita delicadeza para evitar os temido cortes.
Na Direção Certa
Passar a lâmina na pele pode parecer uma coisa simples, mas até pra isso existe uma forma mais indicada. Na primeira vez que passamos a lâmina, ela deve ser passada no sentido em que os pelos crescem, e só depois da primeira passada é que ela deve ser passada no sentido contrário. Isso deve ser feito dessa forma porque passar a lâmina contra o pelo pode causar irritações, além de aumentar as chances de encravar os pelos.
Após a depilação com lâmina
Após o uso lave a lâmina, retire todos os pelos e a balance para sair a água. Esse método não é indicado para ser feito diariamente, pois irrita a pele.
Cuidados com a pele
Após a depilação, a pele deve ser lavada com sabonete neutro ou glicerinado, que é mais suave, tem o pH ideal e não agride a pele. Em seguida, é indicado o uso de hidratantes com ação calmante ou de um gel com azuleno para prevenir o aparecimento de pelos encravados e evitar que a pele fique irritada e avermelhada.
Pele sensível
Quem possui a pele mais sensível, deve evitar de passar a lâmina mais de duas vezes no mesmo local.
Evite produtos à base de álcool
Nas 24 horas seguintes, esqueçam quaisquer produtos à base de álcool, cremes densos, loções perfumadas ou perfumes, pois esses produtos agridem a pele, causam irritação e estimulam o aparecimento de pelos encravados.
Depilação com lâmina irritação
Se a pele irritar, ficar avermelhada e ficar com bolinhas, a água termal ajuda bastante, assim como o óleo essencial de lavanda com soro fisiológico gelado, que acalmam a pele, reduzem a irritação e ajudam a pele a cicatrizar mais rapidamente.
Se a região ficar vermelha não dispense o filtro solar nos dias subsequentes, para evitar que a pele fique manchada, e não se exponha ao sol nas 48 horas seguintes à exposição solar.
Pele manchada
Se a pele ficar manchada devido ao atrito da lâmina com a pele, pode-se usar cremes clareadores à base de hidroquinona ou ácido kójico, dentre outros.
Como a depilação é uma forma de agressão à pele, pois a lâmina remove, de certa forma, parte da camada superficial da pele, é normal que os folículos por onde saem os pelos inflamem e acabem originando os pelos encravados, que a gente detesta. Contudo, alguns métodos, como os que utilizam cera (quente ou fria), são os que mais causam o encravamento dos pelos, pois o ato de arrancar, nesses métodos, é mais agressivo.
Se o pelo encravar
Caso os pelos encravem, é preciso usar substâncias esfoliantes suaves ou mesmo uma bucha vegetal (usada de forma leve) antes de tentar desencravá-los, pois assim será mais fácil que eles saiam.
Se a situação se repetir continuamente, a melhor solução é optar por hidratantes com ácidos e ureia, que atuam refinando a pele. Alguns cremes específicos, à base de corticoides, também são indicados nesses casos.
Troque a Lâmina com Frequência!
A depender da lâmina, ela pode ser utilizada até dez vezes, não mais do que isso, já que o “corte” fica prejudicado e elas se tornam ineficazes. Quando perdem o corte, elas não removem corretamente os pelos e ainda causam vermelhidão na pele, podendo causar problemas mais graves, já que as bactérias presentes ali podem causar infecções.
Ou seja, se você usa a lâmina duas vezes por semana, ela deve ser usado por, no máximo, cinco semanas, sendo trocada em seguida.