Preparando a pele para o verão!

Ainda estamos em outubro, mas o verão já chega e é preciso estar preparada para essa estação, sabendo direitinho como cuidar da pele. Não, não é fácil manter a pele digna com o sol rachando, com o sal do mar, o cloro da piscina e tantas outras coisas comuns da estação. A saída é manter a pele protegida e cuidada para evitar o surgimento de manchas, de ressecamento, de micoses e de outros problemas similares. Saiba abaixo como preparar e cuidar da pele na estação mais quente do ano!

A limpeza diária: um bom começo!

A pele precisa ser limpa todos os dias para remover os resíduos e acúmulos de impurezas que se depositam nos poros, e no verão esse cuidado precisa ser redobrado! Escolha um sabonete específico para o seu tipo de pele e use-o todos os dias, duas vezes por dia. Em seguida, complemente a limpeza com um tônico, que não pode ser dispensado. O uso de um sabonete esfoliante uma vez na semana também é indicado para remover as células mortas e manter a pele viçosa e bonita. A limpeza de pele, daquelas que a gente faz em esteticistas, não deve ser abandonada, sobretudo para as meninas de pele oleosa, que acumulam mais cravos.

mulher-pele-perfeita-30162

Aprenda a controlar a oleosidade!

Eu tenho pele oleosa e sei que no verão a coisa piora, e piora muito, porque a pele brilha ainda mais e parece “escorrer” óleo”. Aqui a dica é formar um “exército” pra combater essa oleosidade, com produtos que contenham ativos secativos e adstringentes. Começando pelo sabonete, ele precisa ser  específico para peles oleosas e conter ativos que ajudem no controle da oleosidade. O tônico vem complementar a limpeza e o hidratante, que não deve ser abandonado, precisa ser específico para peles oleosas, senão o brilho vai piorar. Se não quiser usar o hidratante ou se não encontrar um que seja compatível, use água termal, mas não deixe, de maneira nenhuma, de tratar a pele. O protetor solar para peles oleosas é o mais difícil de achar porque, via de regra, eles deixam a  pele, cedo ou tarde, oleosa. Contudo, já existem excelentes produtos desse tipo para peles oleosas, é questão de procurar e testar mesmo!

Hidratar é preciso!

Falei acima do hidratante pra peles oleosas, e sei que muita gente têm resistência ao produto, principalmente as meninas de pele mista ou oleosa, justamente porque eles, ao invés de ajudarem a controlar a oleosidade, pioram. Só que hidratante tem que ser usado, porque oleosidade não significa hidratação, já que a hidratação se mede pela quantidade de água no interior da célula e não pela quantidade de óleo. Existem versões mais suaves, por assim dizer, dos hidratantes, como as loções e os séruns, que são mais leves. Além disso, beba muita água, pois a hidratação da pele é, predominantemente, interna. Ou seja, quanto mais água você tomar, mais hidratada a sua pele vai ficar.

Micoses: Cuidado redobrado!

O assunto é chato, mas é real, porque no verão as micoses aparecem com muito mais frequência, e é preciso tomar alguns cuidados pra não acabar sofrendo depois! No verão é comum esse tipo de problema porque o ambiente fica mais propício (úmido), assim como a temperatura. Assim, acumulando suor nas dobrinhas ou deixando de enxugar essas regiões direito, armamos o palco perfeito pra que as micoses surjam. Assim, pra evitar essas benditas é preciso, após o banho, secar direitinho as áreas que têm dobras, usar talcos secativos nos pés e evitar andar descalça em ambientes úmidos ou molhados, como o chão das piscinas e dos clubes, por exemplo. Pra quem transpira muito, o ideal é ter toalhas de papel na bolsa pra “secar” as partes que ficarem mais úmidas e, assim, evitar maiores problemas.

cuidados-uso-acido-retinoico1

Muito mais que proteção solar

Filtro solar é algo que devemos usar todos os dias, chova ou faça sol, e em relação a isso nem tem o que discutir, já que ele evita manchas, queimaduras e até o câncer de pele. Só que muita gente erra na quantidade e na forma de aplicação, e, assim, coloca a pele em risco. O correto é, durante a exposição solar direta, reaplicar o filtro solar a cada duas horas. Fora isso, use chapéu, boné viseira e óculos escuros, porque isso é proteção mecânica, e quanto mais proteção melhor! Procurem filtros solares com PPD acima de 12 e FPS acima de 30 (no verão uso de 60), porque o sol é mais intenso e a proteção precisa ser maior. Reaplique o filtro cada vez que voltar da água caso esteja no mar ou na piscina, e evite e exposição solar das 10 às 16 horas, onde a concentração da radiação solar é maior.

Ressecamento : Evite e Combata!

Tanto a pele quanto o cabelo sofrem – e muito – no verão, e a saída é prevenir antes que a coisa fique pior! A razão disso é o sol mais “forte”, o sal do mar e o cloro da piscina, então é preciso investir peso em hidratantes corporais que contenham ativos mais poderosos, como a ureia, por exemplo, que é super boa pra hidratar em profundidade, assim como a alantoína. Já no cabelo, invista em hidratações pelo menos duas vezes por semana, e pode ser daquelas baratinhas mesmo. Invista em leave-ins com proteção solar e não esqueça de, sempre que entrar no mar ou na piscina, lavar os fios com água doce ao sair pra remover o cloro e o sal e, assim reduzir os possíveis danos.

Manchas de verão: Cuidado!

É “batata”: vacilou no filtro solar, a pele mancha, e mancha feio! Pra evitar que isso aconteça a única coisa possível é investir pesadíssimo no filtro solar. Quem tem melasmas precisa ficar ainda mais atenta no verão, pois as manchas pioram e se não tiverem o tratamento adequado, o aspecto fica ainda pior e mais difícil de tratar. Por isso é tão importante investir em um bom e potente filtro solar, que é, sem dúvidas, o melhor amigo da sua pele!

Agora é começar a cuidar pra não se arrepender depois!

Beijos

Ju Lopes

Preparando a pele para o verão!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.