Hidratação caseira para cabelos

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Hidratação caseira para cabelos garante brilho e maciez com economia

Cuide dos seus fios usando ingredientes da sua cozinha

Hidratação caseira como fazer

Em tempos de crise, economia é a palavra do momento. E quando essa contenção de despesas vem junto com soluções de qualidade, melhor ainda. Uma dica para quem arrasar no visual é usar nos seus fios produtos que você tem na sua cozinha. Isso mesmo. Amido de milho, creme de leite, iogurte natural, açúcar, mel, café, banana e até chocolate. Todos esses artigos podem ser usados para dar brilho e maciez às suas madeixas. Tente investir em hidratação caseira. Os resultados são impressionantes.

Existem algumas soluções que você pode fazer em casa com ingredientes naturais comuns na despensa ou geladeira do brasileiro. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de fazer uso de determinados produtos. E tenha consciência de que esses itens, no geral, não fazem muito efeito sozinhos. Mas, se forem usados com outros produtos, funcionam até melhor do que você imagina.

Dicas para uma hidratação caseira mais eficaz

Alguns truques podem auxiliar em qualquer tratamento, especialmente na hidratação caseira. Portanto, não deixe de seguir essas sugestões. Assim, você vai conseguir alcançar o objetivo de ter cabelos macios, brilhantes e esbanjando saúde. Anote aí:

  • Sempre associe seu ingrediente um produto como máscara capilar e um óleo vegetal (azeite de oliva, óleo de coco, de babaçu, de linhaça) para ter resultados melhores
  • Quem tem cabelo oleoso precisa ter cuidado na hora de fazer uso de itens muito gordurosos ou que contenham óleo, como creme de leite ou iogurte.
  • Fazer uso de shampoo anti-resíduos para limpar e a abrir as cutículas dos fios pode ajudar na penetração mais profunda da sua mistura hidratante;
  • O segredo para o sucesso da hidratação está no “enluvamento”, ou seja, em separar o cabelo por mechas e em fazer a distribuição do creme por todo o comprimento. As mãos devem fazer movimento contínuo, de cima para baixo, cobrindo todos os fios como se fosse uma luva.
  • Sempre espere cerca de 30 minutos com suas soluções caseiras hidratantes no cabelo. Apenas exague depois desse tempo. Lembre, no entanto, de não deixar nenhum resíduo, especialmente se seus cabelos forem oleosos.

Esses cinco passos vão ser fundamentais para que a sua hidratação caseira dê certo. Segue uma lista com os melhores produtos da sua cozinha para usar nos cabelos. Mas só você vai poder dizer qual deles vai funcionar mais para o seu caso.

Tem gente que fala maravilhas da hidratação caseira de Maizena. Outros, já preferem a de açúcar. Como cada pessoa e cada fio é diferente, nem sempre a solução será a mesma para todo mundo. Mas experimente alguns deles e depois diz para a gente o que achou. Vamos aos produtos mais comuns:

MAIZENA_Amido_de_Milho_1kg_0000x0000_0Maizena: Marca de amido de milho preferida da mulherada, a Maizena é ótima para a restauração capilar. No entanto, alguns cuidados são necessários, principalmente para quem tem cabelos oleosos. Uns preferem misturar o produto com a água; outros, com o leite, que também dá para achar facilmente em casa. Ambos os jeitos auxiliam na hidratação.

A forma mais comum é a que acrescenta meio copo (100 ml) de leite ou água a uma colher (sopa) cheia de amido de milho (ou Maizena). Misture em um recipiente. Depois, leve ao fogo. Mexa sem parar até desgrudar da panela. Aí, é só mistura com sua máscara capilar e com um óleo que deseje.

AçúcarAçúcar ou mel: Outra solução potente é o açúcar. E esse item cai muito bem na hora de hidratar os fios, por causa de sua ação esfoliante. Com seu formato granulado, ele auxilia na penetração das máscaras e transfere para os cabelos os nutrientes presentes naturalmente nele.

Dê preferência aos menos refinados, como o açúcar mascavo ou o demerara. Esse último é o ideal, já que é mais grossinho e não recebe aditivos químicos. Açúcar de coco também é uma boa opção. Para potencializar os resultados, acrescente ainda Bepantol.

mel

O mel é uma opção extra para quem tem os fios mais sensíveis e pode ser usado no lugar do açúcar. Fica igualmente divino, mas não atua tanto na esfoliação como o açúcar. O melado de cana também pode ser uma solução atraente para esses casos.

Para aplicar tanto um quanto o outro, basta misturar esses produtos à sua máscara favorita. Também tente incluir um óleo vegetal, como azeite de oliva extravirgem. Como dito antes, essa combinação pode fazer verdadeiros milagres.

Creme de leiteCreme de leite ou iogurte natural: Dá para impressionar bastante fazendo uso de creme de leite nos fios. Isso pode auxiliar muito nos casos de cabelos que precisem de reposição de gordura e quando estão muito secos ou ressecados. Cuidado para não exagerar. Por ser bem gorduroso, pode acabar pesando no final. Tente usar meia caixinha para a quantidade que normalmente usa de máscara.

Mas, se você usá-lo em conjunto com outros itens caseiros, dá para garantir uma hidratação profunda. Todo mundo que experimenta diz que ele deixa os cabelos com uma maciez e brilho incomparáveis. E o mesmo vale para o iogurte natural, já que os dois são à base de leite e passam por um processo semelhante. Vale a pena testar.

caféCafé: Um problema desse tipo de hidratação é o cheiro. Mas o café é uma opção maravilhosa para ajudar a repor alguns nutrientes importantes para os fios. Alguns se incomodam com os resíduos que possam ficar no cabelo. Para esse, o ideal é utilizar o tipo solúvel. Embora seja mais caro que o pó normal, os resultados são semelhantes.

Esse é um ótimo produto capilar devido à ação da cafeína, que tem em abundância no café. Esse item ajuda na limpeza do couro cabeludo. Além disso, ainda estimula o crescimento capilar. E a melhor parte é que há uma grande quantidade no Brasil, já que o país é maior produtor do mundo.

Misture duas colheres (sopa) do pó de café com três colheres (sopa) da sua máscara capilar e mais duas de óleo vegetal. E vouilà. É só passar que está pronto!

bananaBanana: indicada para aqueles que usam muita química, a banana recupera magnificamente os fios. Essa belezura rica em aminoácidos e potássio, é super barata. Você acha nas feiras uma dúzia, por exemplo, por no máximo R$ 4. É realmente uma pechincha.

Leia também: Banana como tratamento de beleza já!

Basta bater no liquidificador uma unidade média de banana misturada com meio copo (100 ml) de leite. Depois, tente usar uma máscara capilar que seja mais consistente. Complemente com um óleo vegetal. É ótimo para quem sofre mais com os efeitos de agentes externos, como cacheadas, afros, ou quem passou por colorações.

chocolate-fora-2403Chocolate: embora pouca gente saiba, o chocolate não é somente uma delícia, ele também pode ser usado para hidratar os nossos fios. Esse doce incrível funciona muito bem e garante um brilho incrível. Misture o chocolate em pó solúvel ou cacau em pó com água ou leite. Dá para turbinar esse composto colocando maisena, açúcar ou mel. Fora isso, é obrigatório usar uma máscara. E lembre que o óleo vegetal pode deixar qualquer hidratação caseira mais potente.

Para finalizar, anote aí essa receita que mistura vários desses ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de óleo vegetal (azeite de oliva extravirgem, óleo de coco ou de linhaça)

– 1 colher (sopa) de máscara capilar ou creme de tratamento

– 2 colheres (sopa) de creme de leite ou iogurte natural

– 1 colher (sopa) cheia de açúcar (demerara, mascavo ou de coco) ou mel

– 1 tampinha de Bepantol líquido (opcional)

É isso aí, meninas. Experimentem cada um deles e vejam o que mais combina com seu tipo de fio. Cuidado se tiverem cabelos oleosos. E aproveitem os benefícios desses ingredientes naturais.

Sobre Kalina Amaro

Kalina Amaro - É jornalista, blogueira, louca por cosméticos e compras. Dedica a sua vida à produção de conteúdos sobre cabelos e beleza.

Visite Minha Página
VER + DICAS

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

Anunciar: anuncie@mulhernetwork.com.br

Administrativo: natielileal@mulhernetwork.com.br

Blogueira: contato@mulhernetwork.com.br

Ou ligue

019 – 41413709

Saiba Mais

#QUEROMUITO

A NOSSA LOJA ONLINE
 Oferta de 30% Progressivas
QUEROMUITO