Cuidados Com a Pele Madura

Envelhecer é um processo natural pelo qual todos nós passamos  na vida e não tem como evitar. Todos queremos  viver muito e manter uma aparência jovial, entretanto, a  partir dos 40 anos  os processos naturais da pele desaceleram, dando lugar ao aparecimento de  flacidez,  manchas e rugas, ressecamento, perda da elasticidade  e definição do contorno do rosto. Por isso, devemos ter bons hábitos alimentares, um estilo de vida saudável, com  prática de atividade física,  (evitar o cigarro, bebida alcóolica, sol em excesso e  estresse), pois  esses fatores amenizam as marcas do tempo.   Porém essa situação pode ser amenizada através da prevenção, que  torna-se um passo fundamental para retardar o envelhecimento da pele madura. Assim, listaremos a seguir algumas orientações de especialistas do assunto, determinantes para manter a jovialidade da pele:

Uso de filtro solar: Este produto de beleza é indispensável em qualquer idade, mas nessa fase precisamos intensificar os cuidados, pois a pele está bem mais sensível às ações do envelhecimento e aos efeitos nocivos do sol. O uso diário do protetor solar é de suma importância, pois contribui para a redução de manchas, rugas leves, além de  prevenir o aparecimento de câncer de pele, lembrando que ele deve ser usado mesmo em dias nublados. Um estudo publicado na Annals of Internal Medicine, realizado com 900 participantes, demonstrou que as pessoas que fizeram uso diário de filtro solar por um período de 4 anos e meio apresentaram 24% menos sinais de fotoenvelhecimento do que aquelas que não fizeram uso. Não se esqueça de que quanto mais clara for sua pele,  mais alto deverá ser o FPS, e fique de olho no PPD, que mede a proteção contra os raios UVA.

Invista nas vitaminas :Se a sua pele é manchada, aposte em cosméticos ricos  em vitamina C e vitamina E, pois elas possuem ativos clareadores e antioxidantes,   e combatem os efeitos do fotoenvelhecimento causado pela exposição ao sol, além de  estimular a produção de colágeno, mantendo a pele firme e com menos rugas. Essas manchas também podem ser prevenidas com o filtro solar, claro, mas também a partir da ingestão desses nutrientes,  que  são encontrados em alguns alimentos: abacaxi, acerola, agrião, laranja, limão, kiwi, rúcula, e espinafre são ricos em vitamina C, enquanto que a vitamina E pode ser encontrada em alimentos como gérmen de trigo, óleos vegetais, gema de ovo e vegetais folhosos.

 Aposte na Limpeza de Pele:Para que a pele possa estar  com uma aparência jovem, sempre bonita e bem tratada, um dos cuidados básicos é realizar uma limpeza profunda com regularidade. Essa limpeza irá causar a desobstrução dos poros, permitindo que  a pele respire melhor, removendo as impurezas acumuladas, cravos  e pequenos cistos salientes causados pelo acúmulo de óleo. Esse cuidado traz ainda  uma série de benefícios: estimula a renovação celular, retirando a camada com manchas e oleosidade, e  proporciona ainda maior permeabilidade cutânea, que favorece a hidratação. Contudo esse procedimento  deve ser feito com um profissional esteticista  de confiança.

Remova a maquiagem todos os dias: Nunca se deve   dormir com a maquiagem, pois ela guarda  sujeiras, poluição  e suor, que  se não forem removidos podem favorecer o aparecimento de cravos e  espinhas, desidratação,  além de  entupir os   poros, impedindo a respiração da pele. Além do mais, é   durante a noite que a cútis absorve melhor os nutrientes. Porém,  para isso, precisa estar limpa. Para tanto, invista no  demaquilante, que deve ser aplicado com a ajuda de um algodão,   levando  em consideração o tipo de pele e a quantidade de pigmento a ser removido. Depois do rosto lavado, use apenas produtos adequados para o seu tipo de pele.

 Use cremes que combatam o envelhecimento:  Ao adquirir um creme antirrugas para essa idade,  dê preferência àqueles que possuam  ação tensora, que pode amenizar linhas de expressão, diminuir rugas e devolver o tônus muscular melhorando sua aparência e dando firmeza na pele; a   vitamina A, que  age na renovação celular, deixando a superfície da pele mais plana e com mais viço . O creme deve conter ainda as vitaminas C e E.

Peelings:  Grandes aliados de uma pele bonita, os peelings são  indicados para melhorar a aparência geral da pele, pois desprendem as camadas superficiais, estimulando o aparecimento de uma pele nova, tornando-a  mais hidratada, livre de manchas  e com muito mais luminosidade. É indicado para  para os tratamentos de acne, de rugas finas de expressão, clarear manchas, para flacidez e estrias. São classificados como  superficial, que  é recomendado  para pessoas que sofrem com a pele oleosa e com acne; médios e profundos  que são recomendados para estimular a produção do colágeno. Devem ser feitos em consultório por um dermatologista.

Laser e luz pulsada: Esses tratamentos são muito indicados porque nessa faixa etária,  já que nessa idade a mulher possui  sinais dos danos causados pelo sol acumulados ao longo desses anos. A luz pulsada, além de  estimular a produção de colágeno e melhorar a textura da pele, proporciona viço e luminosidade  à pele, elimina manchas e vasos sanguíneos visíveis na face e minimiza  as olheiras. Já o laser promove  o rejuvenescimento facial e o tratamento de rugas, cicatrizes de acne, cicatrizes cirúrgicas e estrias.

Propaganda não é tudo: Na ânsia de combater o envelhecimento facial, muitas vezes  a mulher na idade madura  se depara com  cosméticos  que prometem fazer milagres para a pele, e acabam  comprando  e experimentando  esses  produtos anunciados  sem nenhum  resultado comprovado. Conforme  especialistas da área, a maioria desses produtos não possui os componentes ou as concentrações necessárias para tratar uma pele. Na dúvida, o ideal é consultar um dermatologista, que indicará quais produtos que  a sua pele precisa, de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

Vale lembrar que os   produtos que o dermatologista indicou  devem ser usados seguindo as instruções ao pé da letra, obedecendo a quantidade, tempo e horário.

Seguido essas orientações, certamente sua pele agradecerá. Contudo,  insistimos que para viver mais e sentir-se melhor e mais jovem, não se deve esquecer  que esses cuidados  não oferecerão os efeitos desejados se não forem associados a uma alimentação balanceada, horas adequadas de sono e exercícios físicos moderados.

Cuidados Com a Pele Madura
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

3 Perfumes Que Vale Conhecer!
4 Vilões da Beleza da Pele!
Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Postagens recentes

8 Nutricionistas de Campinas Que Valem A Pena Você Seguir no Instagram

8 perfis de nutricionais para você seguir no Instagram Olá miosss amores, tudo bem? Primeiro, quero agradecer muitíssimo o carinho…

1 dia atrás

Quando Desistir de Descolorir?

Quando Desistir de Descolorir? Tem hora que não da né gente! O Cabelo está às mínguas de judiado, danificado ao…

1 dia atrás

Transport Benefícios, Como Usar, Quantas Calorias Queima

Amores, hoje vou falar pra vocês do transport (elíptico), quais seus benefícios, como usar e quantas calorias queima. Esse é…

4 dias atrás

O Melhor Exercício e Dicas Pré e Pós Treino

Olá miossss amores, tudo bem? Se você é minha leitora sabe que prometi fazer um registro diário do meu treino…

5 dias atrás

Meu Desafio de Emagrecimento: Dieta e Treino

Olá, MIOSSSS AMORESSSSSS!!! Tem alguém aí querendo emagrecer? Eu sei que já faz um bom tempo que eu deixei de…

6 dias atrás

Chega de Cabelo Curto Arrepiado nas pontas!

Cabelo Curto Arrepiado nas pontas Os cabelos curtos são tão quistos como forma e comprimento de cabelo, tanto quanto os…

1 semana atrás