Os cabelos precisam de queratina mesmo?

escova progressiva x realinhamento capilar x queratina

Muitas mulheres se questionam se os seus cabelos realmente necessitam reposição de queratina e também se questionam do que se trata esta substância. Ocorre que as fibras capilares dos cabelos saudáveis possuem uma carga natural de queratina, que se perdem de acordo com as agressões externas, os procedimentos químicos e os processos mecânicos, ou seja, na medida que os fios sofrem alterações, a queratina vai se perdendo. Ao fazer a reposição de queratina através de produtos do mercado da beleza, os cabelos ganham um aspecto mais natural, apesar de estarem repletos de químicas que deixam os fios ressecados ou porosos.

Entre as agressões externas, os procedimentos químicos e os processos mecânicos estão o cloro, o sal, o sol, a chapinha, o babyliss, o secador, a água, a poeira, os tonalizantes, as tinturas permanentes, os descolorantes e as escovas progressivas. Para reestruturar os cabelos que passam por tudo isso, a queratina, proteína fibrosa, necessita agir e formar uma fina película transparente de proteção sob os fios dos cabelos, resultando em brilho, força, hidratação, luminosidade, movimento, nutrição e reconstrução. Os tratamentos indicados e mais conhecidos para a reposição de queratina são a cauterização, a nanoqueratinização, a plástica capilar e o realinhamento capilar.

Seguindo um cronograma capilar adequado para o tratamento de choque dos seus cabelos, tanto se você lava os fios todos os dias quanto se você lava os fios algumas vezes por semana, deve-se aplicar um destes quatro tratamentos, a cauterização, a nanoqueratinização, a plástica capilar e o realinhamento capilar, apenas uma vez ao mês, pois o excesso de queratina nos cabelos ou a aplicação em fios saudáveis, ao invés de reconstruir as fibras capilares, pode destruir os fios de vez. Sendo assim, estes tratamentos de reposição de queratina são recomendados apenas para os cabelos ressecados, porosos ou danificados de fato.

Para quem não sabe a queratina em si é uma proteína fibrosa formada por mais de vinte aminoácidos, que são o ácido aspártico, o ácido glutâmico, a alanina, a arginina, a aspargina, o aspargito, a cisteína, a fernilalanina, a glicina, a histinina, a isoleucina, a gleutamina, a leucina, a lisina, a metionina, a prolina, a serina, a tirosina, a treonina, a triptolina e valina. Estes aminoácidos podem ser encontrados em menores concentrações nos shampoos, condicionadores, cremes e máscaras também. Desta forma, repõem nutrientes dos fios sem ressecar pelo excesso de uso, afinal a regra vale para a queratina simplesmente pura.

Quer saber como funcionam os tratamentos de reposição de queratina, a cauterização, a nanoqueratinização, a plástica capilar e o realinhamento capilar? Os quatro tratamentos são idênticos, mas há diferenças sutis nos processos. A cauterização basicamente consiste em higienizar os cabelos com shampoo de limpeza profunda, hidratar, efetuar a carga de queratina, alisar mecha por mecha com a chapinha e reparar as pontas com óleo de silicone. A nanoqueratinização trata-se de uma escova que contém queratina líquida no seu aparelho. Aplicada mecha por mecha, a queratina líquida se transforma em queratina vaporizada. O processo é finalizado com o alisamento da chapinha.

A plástica capilar, por sua vez, consiste em lavar os cabelos com shampoo normal, hidratar os fios durante trinta minutos, enxaguar bem os resíduos, aplicar a queratina líquida no comprimento e modelar os cabelos com o produto utilizando um secador de cabelo. Já o realinhamento capilar é uma espécie de escova progressiva sem formol. Lava-se os cabelos com shampoo de limpeza de resíduos e aplica-se o creme de realinhamento capilar, procedendo com a secagem dos fios e o alisamento com chapinha. O resultado é o mesmo de uma escova progressiva sem formol, sendo que os cabelos permanecem lisos durante três meses.

Os cabelos precisam de queratina mesmo?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Sobre Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá?
Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

Minha Página
Saiba Mais

Kalina Amaro: kalina@patricinhaesperta.com.br

contato@patricinhaesperta.com.br / redacao@patricinhaesperta.com.br

* Saiba como escrever para o site PatricinhaEsperta CLIQUE AQUI.

O que é arginina para cabelos?
Qual é a origem do Óleo de Macadâmia?
Tags:

Faça seu comentário aqui

RSS 2.0

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.